2009-11-26

Por Eduardo Tristão Girão

  • sábado, 17 de outubro de 2009

    A focaccia do padeiro
    Outro dia comi uma boa focaccia e me lembrei de que havia conseguido uma receita desse pão com o padeiro Marcos Carneiro quando o encontrei na edição deste ano do Festival de Gastronomia de Tiradentes. Foi numa das edições anteriores do evento que o conheci. De lá para cá, soube que ele havia se mudado para o Rio de Janeiro. Perdi seu rastro e o reencontrei lá em Tiradentes. Ele está morando em Ubá e agora tem um blog, o Caderno do padeiro.

    Ele faz todo tipo de pão e tem como uma de suas especialidades as receitas para celíacos - pessoas que não podem ingerir glúten. Mas foi uma tradicional receita de focaccia que ele me passou. O padeiro avisa que o procedimento de jogar água no fundo do forno (para criar vapor) pode entortar o metal, mas que ele pode ser trazido a sua forma original sem maiores transtornos depois. Penso que é mais prático colocar uma fôrma de alumínio vazia na parte de baixo do forno e jogar sobre ela a água. Alguém sabe dizer se dá certo assim?Anote aí:Ingredientes: . 2kg de farinha de trigo especial .1l de água .100g de manteiga . 4 ovos .35g de fermento biológico .55g de açúcar refinado .55g sal marinho .3 ramos de alecrim .25g de sal grosso .30ml de leite .50ml de azeite extravirgem. Modo de preparo: Dissolva o fermento na água e acrescente metade da farinha. Deixe descansar em temperatura ambiente, num recipiente coberto com um pano. Junte os ovos e a manteiga e misture bem. Tempere com o açúcar, o sal marinho e o alecrim (reserve um pouco para a finalização). Dê o ponto da massa com o restante da farinha, até ficar homogênea. Abra a massa com as mãos e deixe descansar. Coloque-a numa assadeira e faça a cobertura com o azeite, o restante do alecrim, o sal grosso e o leite. Imediatamente antes de colocar a assadeira no forno médio preaquecido, jogue 30ml de água no fundo do forno para criar vapor. Feito isso, coloque a assadeira no forno e feche imediatamente. Deixe assar por 20 a 30 minutos.
    Postado por Eduardo Tristão Girão às
    09:20

2009-11-24

Harmonizando pratos, pães e vinhos

Estão chegando as festas de fim de ano, e é sempre gostoso apreciar uma boa comida harmizada com os rótulos, os pratos e os pães artesanais servidos na noite do Natal.
Algumas regras podem ajudar a fazer a combinação certa. É preciso valorizar tanto a bebida quanto o pão, sem deixar que um sobressaia em relação ao outro. Pães pesados e aromatizado com especiarias pedem vinhos encorpados, assim como os pães mais neutros devem ser acompanhados de vinhos leves.
Associar vinhos e pães de uma mesma região também pode facilitar a escolha. Outras dicas, menos evidentes, ajudam a evitar combinações inadequadas. O vinho nunca deve ser menos doce que a sobremesa, para que não tenha um gosto fraco e azedo, os pães mais picantes pedem vinhos com acidez mais presente.
Durante um jantar com vários pratos, pães e vinhos, deve-se começar pelos brancos. Depois, vêm os tintos mais leves e só então os tintos encorpados. Vinhos secos também devem vir antes das refeições.

Taí uma boa sugestão para suas festas de fim de ano!

  • Pão de centeio; insubstituível com frutos do mar ( peixes e crustáceos. )
  • Pão de castanha; ótimo com queijo, carne de caça e foie gras.
  • Ciabatta com mix de azeitonas pretas e verdes, harmoniza bem com saladas, mussarela de bufala ou simplesmente como aperetivo regada de um bom óleo de oliva.
  • Ciabatta tradicional é perfeita para um lombo assado.
  • Pão de nozes fica perfeito com saladas e queijos.
  • Pão de avelãs; simplesmente divino com um bom salaminho italiano.
  • Pão de cereais; é bom com linquiças, salsichas e embutidos em geral, principalmente com patês de foie gras.
  • Rabanada; simplismente divina com o bom sorvete de baunilha regada com azeite composto de ervas.
  • Panetones de chocolate; ótimos com um bom café expresso
  • Panetones com frutas cristalizadas; perfeitos no café da manhã
  • Pão de damascos com bacon, fica bem com vinhos mais frescos.