2011-03-31

Oficina...


Pra fazer uma boa focaccia, vamos precisar de:

700g de água pura,
1000g de farinha de trigo branca descorticada,
25g de germen de trigo,
0,5g de fermento bio seco,
10g de açúcar mascavo,
15g de sal marinho + uma boa pitada de sal grosso para cobertura, um ramalhete de alecrim fresco e um bom óleo de oliva!

Vamos fazer assim:
juntamos a farinha com o germen de trigo, o fermento bioseco + água pura e misturamos bem até que ela fique homogênea. Acrescentamos um pouco de oleo de olliva, o sal marinho + o açúcar mascavo, e vamos sovando... sovando... a massa até ficar bem lisa!

Façamos uma boa bola com a massa e deixamos coberta com um pano para deixar que ela repouse por 20 minutos. Assim o fermento bio age com mais tranquilidade e a focaccia vai ficar mais leve e porosa.

Para montar vamos precisar abrir a massa com as mãos, deixando bem estendida na placa para crescer!

Após + 20 minutos de descanso e crescimento, vamos fazer a cobertura colocando um pouco de óleo de oliva , jogamos um pouco de sal grosso + o alecrim fresco desfiado sobre a massa. Assim é bacana! Vamos furar a massa com os dedos das mãos, levar ao forno pré aquecido 200c caindo pra 180c , por 25 minutos.

Um comentário:

Anabela martins disse...

Ola
Parece que adivinhou , tava querendo pedir te uma receita de foccacia e voilá. Fiquei com vergonha de pedir a receita, mas afinal tou com sorte eheheh. Boas Fornadas :)))) anabela